com partilhando
leituras & afetos
LInhas, Espelho, Onda e Sombra - Autora: Suzy Lee - Editora Companha das Letrinhas
É preciso ver, para ler
I por Cristina Ferreira
Tecendo linhas
sobre a medi-ação do livro-imagem
Tia, esse livro não tem palavras e é a gente que vai contando a história, né?" minha aluna Luisa conseguiu, do alto dos seus seis anos, captar a essência da leitura de uma narrativa visual, um livro-imagem.
O livro a que ela se refere é Linhas, de Suzy Lee, lançado pela Companhia da Letrinhas, cuja leitura mediei em uma das nossas aulas de Literatura.
Muitas vezes, encontramos uma certa resistência de pais e professores para oferecer às crianças (ou mesmo ler!) um "livro sem texto escrito". São muitas as questões: Como ler um livro sem palavras? O que eu vou contar? E se elas não se interessarem? Como saber se elas “entenderam o que a autora quis mostrar”? Elas vão querer falar o tempo todo, vai ser uma bagunça...
A leitura do livro-imagem pressupõe habilidades diferentes da leitura do texto escrito. É preciso perceber que tudo conta numa narrativa visual: cor, forma, movimento, sonoridade, espaço(s)... e, sim: é preciso (re)aprender a ver!
Sou professora há 38 anos e tenho percebido uma gradual desconexão da relação das crianças com o desenho, no espaço da escola. Crianças maiores têm conteúdos a cumprir, provas e avaliações que - tantas vezes, deixam de lado a dimensão lúdica e estética.
A arte passa a ser uma das disciplinas, normalmente de 50 minutos semanais, e apenas nessas aulas é que se abre espaço para a (nem sempre!) livre expressão. Desenhar seria para os pequenos, da Educação Infantil. É fundamental (re)pensarmos uma alfabetização visual, para ampliar os sentidos da leitura para além da palavra – e assim, poder ler o mundo!
Voltando ao objeto Livro, Linhas é um deslumbre de imagens que, alinhavadas à nossa percepção, tecem uma narrativa surpreendente. E a mediação estabelece uma conexão direta com o repertório prévio de cada leitor e leitora.
“Olha, tia, a menina patinou letras musicais!”
Os movimentos da personagem que, de fato, lembram notas musicais despertaram nas crianças esse olhar, que vai além do que está à vista. Ao ver (e ler) o movimento dos patins no gelo como letras musicais, o grupo foi se apropriando de mais uma das muitas camadas que a narrativa visual oferece.
E Suzy Lee trabalha esses intertextos de forma magistral! Além do Linhas, vale conhecer também a trilogia Espelho, Onda e Sombra (todos editados pela mesma Companhia das Letrinhas). Corre lá. Deixe-se levar por essa autora que traça no papel uma história em muitas! Ou seriam muitas histórias em uma?
É preciso mesmo ver para ler!
Cristina Ferreira